quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Fotografia

Premiação no 1º Prêmio Paulo Sérgio Gusmão, pelo projeto "Hip Hop: a voz que vem da periferia", em 2008.
Fotografia
O dicionário define-a como "a reprodução de imagens".
O poeta Sérgio Vaz numa das estrofes de seus versos assim define-a:
"Há ventos
que nos trazem pessoas
no reflexo do tempo
e mesmo à distância
perpetuam no pensamento.
São fotografias
que a saudade
terá sempre os negativos
revelados na memória".
Vou ousar fazer a minha definição, mediante algumas imagens minhas recolhidas nos meus álbuns.
Fotografia é um retorno ao tempo na busca de memórias que se perdem pela distância, mas que através da mesma perpetuam-se entre nós, trazendo-nos lembranças.
Em distintos momentos a captura de um olhar, de um sorriso, de um gesto, de uma expressão.
Na captura de uma imagem retornamos a lugares, percorremos distâncias, suscitamos sentimentos ora perdidos, contrastamos mudanças, evocamos caminhadas percorridas e conquistas obtidas.
A fotografia tem a capacidade de trazer ao presente um passado distante.
A fotografia propicia-nos vivenciar momentos distintos de nossa vida. Sem contudo ficarmos presos a este espaço de tempo.
Ao olhar minhas imagens, identifico tempos distantes, presenças que mesmo ausentes surgem na minha memória, projetos conquistados, ou simples momentos de lazer e distração.
Algumas imagens foram clicadas por mim mesma, outras por pessoas próximas. Em todas elas há a busca pela perpetuação na imagem que vigora. Através dos registros, ainda que inconscientemente, dou-me conta ao estar escrevendo, queremos marcar nossas histórias, queremos eternizarmos-no ao olhar do outro e a nós mesmos.
Fotografia uma de minhas paixões, através delas compartilho com vocês alguns momentos especiais de minha vida.
Beijos no coração, Maria Ester do Nascimento.
Programa Jovens em Ação, na Rádio Feitoria em São Leopoldo Formatura no Magistério, em 2004
Imagens em lugares diversos: em casa, na praia, na casa da minha mãe. Imagens em tempos distintos: inverno, ameno, inverno gaúcho rigoroso. Imagens com cabelos diferentes.
Imagens de jeitos diferentes, pois cada momento é um momento.





































































































Nenhum comentário: